Mateus 5.4 -- "O que chora"
Reflexões no Sermão do Monte • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
Mateus 5.4
Mateus 5.4
-------------------------:
-------------------------:
Introdução
---------------------
OBSERVAÇÕES DO TEXTO
---------------------
Vivemos num mundo, onde você é desafiado a não chorar, pois isso significa ser fraco — compreendendo que o choro/lamento é demonstração disso — vivemos num mundo onde qualquer sinal de tristeza é contestado, pois todos devem sorrir o tempo inteiro. Isso acontece entre os cristãos? Sim!
Para alguns a tristeza já é sinônimo de pecado. Segundo Stott: “Há cristãos que parecem imaginar, especialmente se estão cheios do Espirito Santo, que devem exibir um sorriso perpétuo no rosto e viver continuamente exuberantes e borbulhantes”.
Como servos de Deus temos a responsabilidade de observar o que as Escrituras, a Palavra de Deus diz. Falo isto, pois estamos cercados de teorias/filosofias que tem objetivo claro: deixa-lo confortável, não “chacolhar” suas estruturas. Estas ideias até são bem recebidas em algumas denominações. E podemos concluir destas que, estas instituições religiosas não se importam em ouvir a Palavra de Deus.
As bem-aventuranças no Sermão da Montanha trazem uma proposta ética (como o crente deve viver), que não deve apenas ser interpretada como opção entre tantas, ou mesmo como algo futuro, ou para outros e não nós. Como disse Sproul: “O sermão é a Palavra de Deus para nós hoje e para os cristãos de todos os tempos”.
Em Mateus 5.4 está escrito: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”.
Um comentarista bíblico afirma, que se “poderia traduzir esta segunda bem-aventurança por ‘felizes os infelizes’”. Se você lê metade do versículo 4 pode não compreender bem, pois a segunda parte é importante para o todo. O resultado para os que choram é: o consolo. Obvio que não para todos os individuos na terra. O conselho é para aqueles que estão em Cristo.
Se lido fora do contexto, este versículo levará o leitor ao erro de pensar que toda e qualquer pessoa que chora será consolada, mas considerando o contexto, chega-se a conclusão de que estes que choram o fazem pela pobreza de espírito, tanto sua como do próximo.
Em Lucas 6.25b, Jesus deixa uma advertência: “Ai de vós, os que agora rides! Porque haveis de lamentar e chorar”. Esta fala corrobora a tese de Stott sobre esta bem-aventurança quando diz que: “existem lágrimas cristãs e são poucos as que as vertem”.
-------------------------------
TRANSIÇÃO: .
------------------------
Extraímos três lições do texto, para as nossas vidas:
------------------------
1. CHORE POR VOCÊ E PELOS QUE O RODEIAM
O Ap. Paulo lamenta sobre si em Romanos 7.24a:
“Desventurado homem que sou”. O lamento pessoal.
O salmista questiona em tom de lamento, no Salmo 119.136b:
“porque os homens não guardam a tua lei”. O lamento pela situação dos homens.
O profeta Ezequiel relata os suspiros e gemidos do povo por causa das abominações no meio do povo de Deus, registrado em Ezequiel 9.4:
“e lhe disse: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal a testa dos homens que suspiram e gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela”.
Aplicações:
Você tem chorado/lamentado por seus pecados? Por ainda cometer os mesmos pecados de anos atrás e isso não mudar?
Você tem chorado/lamentado pela vida dos que são caros a você? Familiares, amigos e irmãos mais fracos na fé?
TRANSIÇÃO:
------------------------
2. ENCONTRE CONSOLO EM MEIO AS LÁGRIMAS
"Serão consolados”, os que choram.
Uma das missões do Cristo é consolar. Palavras que foram registradas pelo profeta Isaías, quando diz que: “os quebrantados de coração seriam curados/consolados por Ele”. (Isaías 61.1; 40.1).
Que consolo maior um pecador pode receber se não o perdão pelos seus pecados?
E servos do Senhor que esperam n’Ele, semelhante a Simeão, conhecendo “a consolação de Israel” Lucas 2.15.
Aplicações:
Bom, para você o consolo parece estar demorando?
Desde o Gênesis foi assim, confie no Senhor, Ele enxugará toda lágrima dos olhos. Em Apocalipse 7.17 está escrito: “pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima”.
TRANSIÇÃO:
------------------------
3. A CERTEZA ENCORAJÁ A ESPERAR O CONSOLO
Lembre-se dos servos do Senhor que “foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados”, isto desde a antiga aliança.
Lembre-se dos missionários hoje. Você conhece o testemunho de algum e chora por isso?
Lembre-se do que Paulo disse a Timóteo em 1 e 2 Timóteo. Alguns dos que caminharam com ele, entregaram-se a paixões mundanas/seculares e outros que se tornaram inimigos do apostolo, que estava preso.
Aplicações:
O que mantinha Paulo firme? A graça do Senhor (2 Coríntios 12.9)
Você é daqueles que anota coisas importantes? Anote para não esquecer: 1 Coríntios 4.17-18.
Você tem amigos? É grato ao Senhor por eles? (2 Timóteo 4).
TRANSIÇÃO:
------------------------
CONCLUSÃO:
Confie no Senhor, que é poderoso, que nos confia a ferramenta e faz tudo no tempo certo.